NOVO

Casos de dengue mais que dobram em Manaus na última semana, aponta Semsa

Cidade havia registrado 208 casos nas duas primeiras semanas do ano e, entre 14 e 20 de janeiro, registrou 524 casos confirmados da doença.

Por Blog Marcos Cantuario em 24/01/2024 às 16:13:27
Agente vistoriando residência atrás de focos de dengue em Manaus (AM) — Foto: Semsa

Agente vistoriando residência atrás de focos de dengue em Manaus (AM) — Foto: Semsa

Os casos de dengue mais que dobraram em Manaus na última semana. No período de 14 a 20 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registrou 82 novos casos da doença, somando mais de 520 casos, em 2024, apenas na capital.

Os dados estão disponíveis no Boletim Epidemiológico de Arboviroses divulgado na tarde da terça-feira (23).

O novo boletim nas duas primeiras semanas deste mês, Manaus havia registrado a soma de 208 casos confirmados. Já do dia 14 a 20 de janeiro, a cidade chegou ao total de 524 casos de dengue.

A edição de N° 3 também informou que Manaus registrou 574 casos notificados (suspeitos) de dengue, dos quais 82 foram confirmados. Outras 1.440 notificações da doença estão sendo investigadas.

Os dados da publicação são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), via Sinan-Online e Sinan Net, e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), estando sujeitos a atualização.

Combate à dengue no Amazonas — Foto: Divulgação/FVS-RCP

Combate à dengue no Amazonas — Foto: Divulgação/FVS-RCP

Ação de prevenção

Todas as zonas de Manaus vão receber uma ação de recolhimento de pneus, na quarta-feira (24). A iniciativa visa eliminar os focos do mosquito da dengue, acúmulo de água e o descarte irregular do item.

Segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a estimativa de coleta é de, aproximadamente, 15 mil pneus.

Casos de dengue no Amazonas

Amazonas registrou mais de 1,2 mil casos de dengue nos primeiros dias de 2024, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os dados são referentes ao período de 1º a 13 de janeiro de 2024.

Neste ano, ainda não houve registro de mortes pela doença no estado.

O número de casos da doença está em alta em todo o país. Nas duas primeiras semanas, houve 55.859 casos confirmados da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

G1 Amazonas.

Comunicar erro

Comentários

NOVO