O município de Óbidos, localizado no oeste do Pará, recebeu pela primeira vez o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em reconhecimento aos avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, durante cerimônia realizada na tarde de terça-feira (10) no auditório Nathanael Farias Leitão, que fica na sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), no bairro Cidade Velha em Belém do Pará.
Com a inscrição do município para participar do ciclo 2021/2024 do Selo, esta foi a quarta tentativa em busca da certificação, uma espera que já durava 16 anos, por isso uma comitiva liderada pelo prefeito Jaime Silva e a primeira-dama, Alice Silva, esteve presente no evento regional para representar Óbidos na entrega do reconhecimento.
Entre os 28 municípios paraenses que receberam o reconhecimento, Óbidos, Santarém e Terra Santa foram os únicos da região oeste, motivo de orgulho para o prefeito Jaime Silva, que lembrou do envolvimento de todos os órgãos municipais nessa conquista inédita.
"Graças a Deus, nesse ano, através de um trabalho com mais experiência, com uma equipe melhor estruturada, com os serviços no nosso município acontecendo a contento nas áreas de saúde, educação e saúde, nós conquistamos esse prêmio que para nós é muito importante. Nós priorizamos tratar melhor as nossas crianças, os nossos adolescentes porque eles são o nosso futuro. Estou muito feliz e muito agradecido por esse prêmio que é de todo o povo obidense, de todos os nossos funcionários, pela dedicação, pelo carinho que tem tido com as nossas crianças e adolescentes", agradeceu o prefeito Jaime.
"É um momento histórico para o município de Óbidos. É um momento muito importante para que a gente consiga dar respostas à comunidade obidense sobre os trabalhos que desenvolvemos nos últimos quatro anos. Oportunidade para a gente agradecer a cada comunidade, cada instituição, seja nas áreas de saúde, educação e assistência, que contribuíram para este momento", lembrou Ítalo Souza, articulador da Comissão Intersetorial Pró Selo Unicef de Óbidos.
Os resultados sistêmicos são um conceito do Selo UNICEF que se refere a um conjunto de 17 indicadores que os municípios devem cumprir para receber o selo, Óbidos atendeu a critérios que elevaram significativamente as políticas de assistência quando assumiu o compromisso com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Ao longo das atividades do ciclo 2021/2024 do Selo, o município fortaleceu as políticas públicas, implementando diversas ações para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento integral das crianças. Foram firmadas parcerias estratégicas, como a colaboração entre diferentes setores, fundamental para alcançar os objetivos propostos.
Quando o assunto são os indicadores sociais, são destaques na área da saúde a melhora nos índices de vacinação, redução da mortalidade infantil e acesso aos serviços de saúde. Na educação, foi constatada a diminuição do abandono escolar, o aumento da frequência escolar e a melhoria da qualidade do ensino. A Rede de Proteção de Óbidos fortaleceu os sistemas de proteção à criança e ao adolescente, com foco no combate à violência e à exploração.
"Óbidos ganhou o Selo e ganhou toda a população obidense, em especial as nossas crianças e adolescentes, graças ao empenho de toda a nossa equipe intersetorial. Trabalhamos em conjunto com a secretaria de saúde, de educação, que foram super importantes nesse processo, no caso da educação, no trabalho junto aos professores, a saúde com a execução das atividades e projetos que ajudaram a melhorar os nossos indicadores sociais. Nossas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social foram incansáveis. Óbidos se uniu para essa conquista", ressaltou Aldanete Farias, secretária de Desenvolvimento Social.
A comitiva obidense recebeu o Selo e os certificados do Unicef da primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, que participou do evento ao lado de representantes do UNicef Brasil, de instituições e órgãos parceiros.
"Um momento único para Óbidos. Esse trabalho e os avanços nas nossas políticas públicas já podem ser percebidos por crianças e adolescentes na cidade e no interior. A gestão do prefeito Jaime Silva sempre teve essa visão e hoje, estamos colhendo os frutos desse trabalho que exige dedicação das nossas secretarias, investimento e perseverança", disse a primeira-dama Alice Silva.
Representaram Óbidos na cerimônia de entrega do Selo Unicef, a jovem Sara dos Santos, representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Óbidos; Elison Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Ítalo Souza, articulador da Comissão Intersetorial Pró Selo Unicef de Óbidos; Aldanete Farias, secretária de Desenvolvimento Social; a primeira-dama de Óbidos, Alice Silva e o prefeito Jaime Silva.
Fonte: Ascom PMO