Com o objetivo de alavancar o debate cultural, artístico, por meio de ações educativas que visem a integração extensionista entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Óbidos, e a comunidade obidense é que surgiu a iniciativa do Projeto: Arte, Cultura e Educação na Comunidade.
Nesta segunda-feira (25) a coordenação do projeto realizou sua primeira ação pública no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio São José, localizada no bairro de Santa Terezinha, em Óbidos, Oeste do Pará. A programação reuniu alunos, professores e contou com a participação de artistas locais convidados como Joelson Araújo (Músico), Ricolla Paiva (Artista Plástico) e Orlando Nascimento (Artista Plástico). A roda de conversa intitulada "Papeando com o Artista" foi mediada pelo professor Rômulo Viana, coordenador do evento.
"Todas as pessoas que fazem arte e cultura em nosso município, o nosso objetivo é valorizar esses artistas. Hoje, aqui na escola São José, nós realizamos a primeira roda de conversa, onde tivemos um diálogo sobre arte, produção cultural, produção de arte em telas com a presença dos nossos artistas. Esse projeto ele tem um prazo de 12 meses para realiza-lo, ao longo desse período nós teremos além dessas rodas de conversas, oficinas básicas de fotografia, construção de fantoches, oficina de desenho básico e outras ações", ressaltou Rômulo.
A ideia da coordenação é levar o projeto também para escolas da zona rural.
Os artistas que participaram da roda de conversa destacaram a importância de contribuir com a comunidade e de alguma forma ser inspiração para os jovens, cada um em sua área.
"Essa experiência aqui é muito boa, poder estar interagindo com esses jovens e com essa escola que eu também já participei. Passar essa experiência para esses jovens é muito importante, assim como é importante para esses conhecerem os talentos que aqui existem. Estou muito agradecido pela oportunidade de aqui expor aqui um pouco do meu trabalho", destacou o artista plástico, Ricolla Paiva.
Sobre o projeto
O projeto Arte, Cultura e Educação na Comunidade é uma ação extensionista que visa integrar a universidade e a comunidade externa por meio de atividades como debates, rodas de conversa, cine debates e oficinas. Com foco na Arte-Educação, promove a valorização da cultura local, incentivando o diálogo entre escolas, comunidades quilombolas e outros espaços não escolares. Além disso, busca formar professores da educação básica, capacitando-os com ferramentas como a produção de fantoches para contação de narrativas obidenses. O projeto reforça o papel da Ufopa como promotora dos saberes culturais e asseguradora do direito ao acesso aos bens artísticos, contribuindo para a formação cultural e social dos participantes.
O evento encerrou com apresentação musical e exposição de obras dos convidados e registro do evento.