Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Artigo

Comunidade Cunuri em Oriximiná-PA, celebrando a devoção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Neste artigo o obidense Ronielson Nunes Azevedo (Roni Pauxis) conta sobre sua experiência de fé no coração da Amazônia; Leia.


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foto: Roni Pauxis.

INTRODUÇÃO

LAUDATO SI", mi" Signore – Louvado sejas, meu Senhor», cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: «Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras».[1]

A atuação da Igreja no coração da Amazônia, tem mostrado a fé um de um povo valente que a exemplo de Maria mostra sua coragem diante dos desafios para demostrar sua fé e devoção, isso tem se tornado destaque na ação missionária da igreja no Brasil e no mundo, nossa região amazônica nos oferece uma diversidade de vivencia em relação ao Sagrado.

Nosso objetivo é mostrar a beleza da nossa igreja com a atuação de leigos e leigas comprometidos com a ação evangelizadora a partir da vivencia de poder celebrar a festividade de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, comunidade Cunurí nas margens do lago Sapucuá que está localizado no lado esquerdo do rio Nhanmundá, no município de Oriximiná, Estado do Pará, uma região rica de belezas naturais com traços de uma história de lutas e resistência, que começou no século XIX e contou com a presença dos franciscanos até meados 1980. Fizemos questão de trazer esse contexto histórico, para que você possa entender com mais clareza do lugar que estamos falando onde a fé é demostrada através de uma pequena capela com traços coloniais que já duram décadas.

No dia 31 de agosto de 2024 aconteceu o tradicional Cirio Fluvial de Nossa senhora do Perpetuo Socorro sob a coordenação geral de Mario Ney Souza Teixeira. O início da festividade que este ano nos convidou a uma reflexão do tema: Ó Mãe do Perpetuo Socorro, fortalecei nossa amizade Social. Tema esse em comunhão com a Campanha da fraternidade que nos ajuda a entender que a amizade é a fonte da felicidade para celebrar a festa do bem viver, neste início de festividade podemos compartilhar nossas experiencias e sentimentos , além disso colocamos em prática a nossa amizade social que se torna uma experiencia de aprendizado vital, contribuindo para o desenvolvimento e partilha da missão evangelizadora junto com as famílias católicas que residem as margem deste grande lago, que tem a sorte de poder celebrar a vida, o pão e a utopia em belas praias, com a presença de Nossa Mãe Maria .

Nesta conjuntura atual que estamos vivendo é possível ver que a sociedade enfrenta um grande afastamento social, e isso nos traz uma reflexão sobre os diversos fatores para abordagem desta temática , talvez podemos até considerar como um dos impactos ainda causado pela pandemia da covid-19, diante dessa situação, nossa festa traz para reflexão a importância da amizade ouvindo o convite do Papa Francisco que nos propõe que tenhamos um olhar de cuidado e acolhida para todos.

Nossa senhora mostra que a amizade social é um sentimento verdadeiro de amor que ultrapassa barreiras, por isso precisamos refletir junto da igreja o que pode ser feito para fortalecer os laços de amizades, e a descobrir que o afastamento pode causar, abalando não só nosso interior humano, mas também afeta as questões sociais e sistêmica da sociedade.

1. EXPECTATIVA PARA A TRANSLADAÇÃO E CHEGADA DA IMAGEM.

A programação começa muito antes do evento, moradores da comunidade e até mesmo os que não moram mais em seu território já aguardam ansiosos o dia de prestar homenagem a sua padroeira, e isso causa uma grande ansiedade para o momento mais aguardado, a festa de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro é um verdadeiro encontro familiar, que conta com a colaboração de muitas mãos que ajudam para que tudo possa sair dentro do programado.

Aqui na Amazônia é muito comum que as famílias devotas façam suas preces (promessas) pedindo a intercessão ao santo de sua devoção, e assim procuram uma maneira de demostrar sua gratidão pela graça alcançada, foi o que aconteceu com a família do casal Rosinaldo e Dona Lucinely , que alcançou sua graça e de forma carinhosa acolheu a imagem da Padroeira do povo do Cunurí em sua residência, para que pudesse abençoar sua casa e viver um momento de gratidão. A preocupação era visível no rosto de seus familiares que ansiosos buscaram parcerias para que fosse realizado da melhor forma possível, Reginaldo Gato, um de seus filhos mesmo residindo em outro município pensava em cada detalhe para que Nossa Senhora fosse acolhida com muito amor e carinho. Dois dias antes já estava tudo preparado para pegar a estrada rumo a cidade de ao Oriximiná, ressaltamos a importância da amizade social, os amigos da família que residem no município de Óbidos também contribuíram para esse momento com doações de fogos para saudar Nossa Senhora. No dia 30 de agosto sexta-feira nas primeiras horas do dia uma equipe já se preparava para se deslocar até a comunidade Cunurí, saindo da cidade, navegando pelas águas barrentas dos rios da Amazônia, o coração batia mais forte de longe podemos avistar uma paisagem sobrenatural onde está instalada a Igreja.

Foto: Ronielson Pauxis / Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro

A chegada na comunidade sempre é um momento forte para aqueles que precisam se ausentar, seja para ir em busca de novas oportunidades ou até mesmo para conhecer novos lugares , mas é preciso voltar e cuidar do lugar onde começa a sua história.Os trabalhos deus-se incio com a preparação da igreja que durante a festividade recebe visita de muitos de devotos e vistantes que chegam para conhecer as riquezas deste lugar. No final da tarde foi hora de voltar a navegar nas águas do logo Sapucuá ,e o destino dessa vez foi a residencia que acolheria a imagem de Nossa Senora do Perpetuo Socorro, no barco já estava todo material nescessáriao para a preparação do andor que a imagem ocuparia.

Essa época de verão amazônicos a seca dos lagos é um dos grandes desafios. Porem chegamos em uma região chamada Cabeceira do CHINELO, sim, chinelo mesmo! Os mais antigos dizem que o nome surgiu quando foi encontrado um chinelo naquele local, que, no vocabulário amazônico, significa "baixa ou ainda cabeceira" (afirmou seu Cutia) . Ainda distante da residência, foi necessário o uso de um pequeno carro de mão para transportar o material trazido. Vencendo a lama e a areia quente da praia chegamos ao nosso destino! A emoção aumentou, mas o trabalho não podia parar. A noite já estava se aproximando e Nossa Senhora logo estaria conosco, e sem falar nada, era possivel ver no rosto da familia uma frase " Maria,em teu colo de Mãe,somos todos irmãos".

Por volta das 19:30 ouviu-se o estouro de fogos anunciando que nossa Senhora já estava a caminho e logo estaria conosco, a familia tambem soltou fogos de alegria, anciosos pela sua chegada se deslocamos até o porto onde o barco chegaria com a imagem , e sob a luzes de lanterna chegava junto de nós. Ao descer do barco foi recebida pela vizinhança que conduziam a imagem em direção a residencia e no percursando ladainhas e cantos saudavam a padroeira do povo católicio daquela localidade. A chegada de nossa Senhora do Perpetuo Socorro no local de saida do Círio foi marcada por muita emoção de toda a familia, que alegrementes saudaram Maria com muita alegria , e falaram da emoção em receber essa inlustre vista em sua humilde casa.

Nesta amazonica rica de tantos leigos e leigas que se doam a serviço da evangelização a familia deu inicio em uma celebração da Palavra que refeletiu o envangelho e a importancia da presença maternal de Maria, e logo em seguida aconteceu o ato de partilha com todos os presentes partilhando o pão e a utopia que nos une como Igreja Missionária, diante de todo momento vivenciado ainda foi realizado o tradicional bingo, algo cultural de nossa gente nesta região.

"Maria, cheia de graça e consolo,venha caminhar com teu povo ,nossa mãe sempre será"

Foto: Ronielson Pauxis/ chegada da imagem na residencia do Sr, Rosinaldo e Lucinely


A devoção de Nossa senhora do Perpetuo Socorro, na comunidade Cunurí no municipio de Óriximiná/Pa, é muito forte! E para a familia de seu Rosinaldo e Dona Lucinely a chegada da imagem é sinal de uma familia que mesmo diante dos grandes desafios consegue reunir familiares e amigos para rezar juntos e levar a esperança de familias fortalecidas na fé e devoção mariana nesta região amazonica, podemos afirmar que foi por isso que Deus , ao depositar sua confiança a Maria e José , e deu a missão de sempre estar junto das familias fazendo com que possam peramnecer sempre unidas sendo exemplo para os lares cristãos, e visitar sempre para acolher e caminhar junto do seu povo.

2. PREPARAÇÃO DO ANDOR ,PROCISÃO FLUVIAL E SANTA MISSA

A devoção à Nossa Senhora do Perpetuo Socorro está presente não apenas na comunidade Cunurì no municipio de Óriximiná/Pá , mas em todo a região amazonica, misturando parte da Igreja Católica e do imaginário amazonico fazendo memória de uma diversidades de povos que já habitam aquela localidade que ainda guarda vestigios de uma história de luta e restencia em defesas de seus territórios, isso foi possivel ver clararamente nas histórias contadas por moradores mais antigos da comunidade, que relataram experiencias muito rica com a devoção Mariana. A festividade em honra a Nossa do Perpétuo Socooro compreende materialidade da verdadeira identidade dos povos da Amazonia, que alem da tradição religiosa também é um momento de mostra da diversidade que há nesta região, e claro não podemos deixar de destacar a culinária, um belo tucunaré, ou um pintado (surubim), que é prepado de diversas formas para ser servido para quem visita a comunidade por ocasião da festa.

O dia mais esperado chegou!

As 05:30 h a comunidade acordou com o estouros dos fogos que anunciam o grande Cirio isso nos mostra que Maria está muito presente na vida do povo que vive na Amazonia,nas primeira horas do dia a preocupação era preparar o Andor que a imagem iria ocupar durante o trajeto da procisão fluvial, o artista responsável pelo projeto de decoração oriundo do municipio de Óbidos com o apoio de Helimara Ramos, começaram a colocar em pratica seus dons e talentos para que Nossa Senhora pudesse retornar para a sua capela, com todas as honras possiveis, com folhagens verdes simbolizando as cores do bioma amazonico aos poucos o andor ia tomando forma e em cada momento se podia ver a beleza da criação. Embaixo das grandes mangeuiras cada membro da equipe dava sua colabração na decoração , as flores nas cores brancas, roses, e lilás deram um brilho a mais, pois essas simbolizavam as flores da vitória-regias considerada simbolo da região amazonica.

Durante o processo de decoração do andor a alegria tomava conta da familia responsavel pelo Círio e se podia ouvir história de um passado rico que hoje vive apenas nas lembranças , mas queremos aqui eternizar para que todos que tivrema aoportunidade de ler esse artigo possa fazer memória. Seu Elozio conhecido como "cutia" contava a história que na proximidade de sua residencia havia uma espécie de santuario, onde era guardado inumeras imagem,esse lugar era visitado pelos moradores da comunidade que faziam suas oraçoes e ladainhas, porem com o passar do tempo tudo foi sendo esquecido,e o tempo foi destruindo tudo, seu "cutia" com o sorriso no rosto afirma que uma de suas conhecidas da comunidade chegou a encontrar uma pequena imagem , que identificou que fosse de São José, porem esssa já estava em estado de decomposição pelo tempo que ficou soterrado, afirmando que se o local for escavado poderá ser encontrado muitas imagens , pois ninguém retirou do local conhecido como Santuario.

A riqueza desse local pode ser vistas em pequenos pedaços de ceramicas encontrada na região e nos dá a certeza de uma história veridica contada poe seu Elozio, histórias como essa nos ajuda a compreender que a devoção em Nossa senhora na Amazonia e também falar da história de nosso povo nessa região.

Por volta das 13:30 h a decoração do andor foi encerrada, entregando a familia de Dona Lucinely uma verdadeira obra de arte, destancando a beleza da amazonia,a equipe deu destaque em um explendor na cor dourada com luzes colorida simbolizando a diversidade amazonica e força femenina que há dentro da igreja. mostrando que a Virgem Maria tem muito nos dizer sobre a importancia da mulher nesta igreja no coração da amazonia, que sofre com a falta de sacerdotes e que as comunidades mais distantes da sede do municipios contam apenas com a colaboração de leigos e leigas e na sua maioria é as mulhesres que estão a frente do serviço pastoral.

Foto: Ronielson Pauxis/ momento de encerramento da decoração do andor. Na imagem Reginaldo, seu Elozio e Helimara.

É chegada a hora de Maria retornar a sua capela, tudo já estava preparado e a emoção toma conta de todos , antes da imagem sair dona Raimunda carinhosamente conhecida como "mundáia". Rezava pedindo a benção e proteção de Nossa Senhora sobre a familia que acolheu a imagem e juntos cantou-se: O vem conosco vem caminhar, Santa Maria vem... Aquele momento se acendeu as luzes e foi impossivel aguentar as lagrimas de gratidão pela honra e oportunidade de poder viver esse momento de graça. A imagem saiu em procissão em direção as margens do lago do sapucuá, uma região de muitas praias, porem com a estiagem do rio um dos grandes desafios é que as embarcaçãoes não conseguem chegar até a terra firme, isso fez com que a equipe que conduzia a imagem pudesse ter que ouvir o que o Papa Francisco quando diz que prefere uma igreja suja e elamiada , sim enfrentou-se uma quantidade de lama , sendo nescessário dar uma volta para que chegasse até uma pequena embarcação que teve a missão de levar a imagem e devotos até uma balsa que ja aguardava com uma ornamentação espetacular, foi um momento de procupação para que nada pudesse interferir na decoração do belo andor, no leito do Lago Sapucuá a imagem de Nossa senhora do Perpetuo Socorro foi recebida pela equipe do Artista Regimar Cativo de Souza , que foi o responsável pela decoração da balsa que saudou nossa padroeira com um show de luzes e fogos coloridos. Durante o trajeto as emoçoes contiuaram ao ver inumeras embarcações acaompanhado tornando o Cirio uma verdadeira Romaria das Aguas.

Equanto isso dona Lucenely abraçada com seus filhos se emociova agradecendo pela graça alcaçada e pelo momento lindo de manifestação de fé e devoção em honra a Nossa senhora. Ao chegar na igreja devotos aguardavam para agrande celebração da Santa missa, a imagem foi conduzida em meio um belissimo corredor de barquinhas coloridas que represetavam os inumeros milagres pela intercessão da virgem Maria, mas que também se faz referencia ao maior Círio Fluvial noturno do mundo: Círio de Santo Antonio de Óriximiná, diocese de Óbidos, com muita animação o grupo de cantos da Comunidade de Santa Luzia acolheu a imagem e os devotos para essa grande celebração presidida por Pe. Lucas Nogueira, que durante sua homilia falou da forte devoção de Nossa Senhora na região e do cuidado com a casa comum, fazendo memória das lutas dos missionários leigos na região.

3. A IMPORTÂNCIA CULTURAL E RELIGIOSA

A presença de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vai muito além da perspectiva religiosa, mas também está ligada diretamente a cultura e o social, pois sua festividade na Comunidade Cunurí nos traz a vivência da manifestação da fé por meio de várias formas culturais, herdada pelos primeiros habitantes desta comunidade, tornando assim uma grande confraternização onde o tacacá e a maniçoba não pode faltar. A devoção a Essa mulher Sagrada já ultrapassa gerações, fortalecendo assim a fé do povo que continua residir neste território, na comunidade Cunurí Nossa senhora do Perpétuo Socorro é considerado um emblema de identidade e juntura, retratando um ponto de encontro para os devotos de todas as idades.

FOTO: Ronielson Pauxis- Altar-mor da Igreja

A presença da capela nesta comunidade já é considerada um patrimônio histórico para o nosso povo. É importante preservar esse acervo, que inclusive abriga uma peça de um Altar-mor que já ocupou o presbitério da Matriz de Santo Antônio de Oriximiná. Dessa forma, este espaço carrega consigo uma longa história com significados relevantes que se tornaram testemunhas da fé e devoção. A preservação de tudo isso garante que as futuras gerações possam continuar o trabalho missionário e manter viva a fé e tradição do povo que vive às margens do lago Sapucuá.

4. TESTEMUNHO DE FÉ

A devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é composta por um conjunto de conceitos profundos e sobrenaturais. Para o povo católico do Cunurí ela reflete a verdadeira e eterna proteção materna, uma imagem que está incessantemente concentrada às urgências e preces de todos os seus filhos. Este olhar de proteção e proteção transmite tranquilidade e confiança, sobretudo nos momentos difíceis da vida, tendo em vista a distância entre a comunidade e a sede do município.

Muitos são os relatos de milagres e graças alcançada por intercessão de Nossa Senhora. No final da Santa Missa foi compartilhada a graça alcançada por Dona Lucinely , um de seus filhos compartilhou o seguinte. Neste momento me faltam palavras para agradecer por este momento forte de fé e devoção que estamos vivenciando, o coração fica acelerado em poder receber Nossa senhora em nossa humilde casa, tudo isso aconteceu a partir de uma promessa que minha mãe fez, no dia 19 de maio de 2022 meu irmão estava andando de moto pelas ruas de Oriximiná e sentiu fortes dores na região abdominal e pélvica, se deslocou para casa da minha avó Nadir, e lá no sofá da sala agonizava de tanta dor, sendo necessário ser levado às pressas para o hospital, lá meu irmão passou por exames, e logo foi identificado que o mesmo estava com um apêndice e precisaria passar por uma cirurgia, isso causou um grande desespero em nós irmãos, pois a mamãe estava na comunidade, e não tínhamos como avisar do que estava acontecendo, com muita dificuldade avisamos e ela foi imediatamente para a cidade, que ao perceber meu irmão naquela situação, logo recorreu a Nossa senhora do Perpétuo Socorro dizendo que se tudo ocorresse bem durante a cirurgia o Círio da Padroeira sairia de sua residência como gesto de gratidão. Meu irmão passou pelo processo cirúrgico no dia 20 de maio de 2022 e se recuperou, hoje está aqui dando testemunho de vida e de fé em nossa senhora. (com emoção finalizou Reginaldo); durante o testemunho da família também houve manifestação de outro devoto que cheio de emoção levantou-se em direção à imagem com uma fita azul em suas mãos, disse que testemunhava mais um milagre da Virgem Maria e disse. Eu também recebi uma graça, há anos eu sofria com fortes dores na lombar, e com a intercessão de Nossa senhora hoje eu estou curado e por isso vim aqui testemunhar. Além disso, foi possível notar que, durante a celebração, diversas pessoas faziam orações de gratidão pelo alcance de uma graça , dentre elas uma senhora que carregava a imagem de Nossa Senhora durante toda a celebração. Compartilhar testemunhos de fé se torna algo capaz de não saber explicar, neles traduzem momentos de superação, e grandes impactos, mas também de conquistas espirituais que estão diretamente ligados à sua forte devoção. A exposição desses relatos não são apenas para revigorar a fé, mas também é sinal de esperança e confiança no poder Divino por intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que se faz presente na história do povo da comunidade Cunurí no município de Oriximiná, oeste paraense.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O episódio apresentado neste artigo pertinente a devoção Mariana a partir do Círio de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na comunidade Cunurí município de Oriximiná, nos mostra que além dessa forte devoção mariana a festividade também se torna símbolo de uma história que duram séculos, proporcionando aos comunitários e participantes elementos identitários, que traz consigo o objetivo de unir todos os povos com a diversidade cultural e religiosa que existe neste lugar rodeado de belas praias as margens do lendário lago do Sapucuá, transmitindo uma sensação de pertença. O círio age como uma festa do reencontro quando o ser que migrou de seu território, volta para a sua comunidade de origem e reencontra familiares e amigos que se confraternizam durante a festividade. Nossa ideia maior, além de dar destaque ao Círio de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi demostrar suas semelhanças dos Círios realizados na diocese de Óbidos, a partir do círio de Santo Antônio de Pádua, considerado o maior Círio fluvial noturno do mundo que acontece no município de Oriximiná/Pá.

O círio que destacamos aqui também acontece pela propagação da fé e devoção a Mãe de Jesus, mas também possibilita serviços ligado ao turismo por ser um evento realizado no meio da floresta amazônica, que nos desperta o interesse em vivenciar essa grande festa com um rosto que traz a diversidade de um povo aguerrido, que o Brasil e mundo precisa conhecer.

Dessa forma entendemos que o testemunho de fé da família de seu Rosinaldo que atualmente coordena a Pastoral do Dízimo é uma grande manifestação de fé e propagação de mais uma graça por intermédio da Virgem Maria, a partir de um pedido alcançado feito por sua esposa dona Lucinely e isso nos faz mostrar para o mundo a beleza da igreja que armou sua tenda na Amazônia.

Foto: Ronielson Pauxis/ Imagem da residência de Seu Rosinaldo e dona Lucinely

O resultado do estudo ora apresentado foi fruto de uma visita e vivencia em loco, na comunidade Cunurí que despertou no autor o interesse de registar essa manifestação religiosa. Possibilitando fontes para pesquisas de futuras gerações sobre essa grande devoção em honra a nossa Senhora do Perpetuo Socorro, este estudo nos faz acreditar que na simplicidade do povo amazônida há uma rica e poderosas fé.

6. REFRENCIAS

FRANCISCO, Papa. *Carta Encíclica Laudato Si'. São Paulo: Editora Paulinas, 2015.

Site: https://w.w.w.oriximina.pa.gov.br




Ronielson Nunes Azevedo

Filho de Pescador

Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA/ Campus Óbidos


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!