Considerado uma das maiores manifestações culturais da Amazônia, o Festribal foi declarado Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112 em 2008. E desde 2011, o Festival é reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti pela Lei Municipal nº 1.010.
A cada ano ganhando destaque no cenário cultural e folclórico no norte do país, esse ano o Festribal ganhou reforço na sua divulgação a nivel nacional, desembarcou em Juruti, oeste do Pará, uma equipe da TV Acrítica, emissora que possui sede no estado do Amazonas e é atualmente a detentora dos direitos de transmissão do Festival Folclórico de Parintins.
A emissora amazonense chega com a proposta de dar destaque para o Festribal em seus principais programas na tv aberta. Neste dia 1 de agosto de 2024 a A Crítica exibiu entradas ao vivo do ensaio técnico das tribos no Alerta e no A Crítica Notícia.
No dia 2/08 a emissora fará links nos programas: Manhã no Ar, Alô Cidade, Magazine, Alerta e A Crítica Notícia – O enfoque será a apresentação das Tribos Mirins Munduruku Mirim e Muirapinima Mirim.
No dia 3/03 o destaque será para a apresentação das Tribos Oficiais Munduruku e Muirapinima, com links nos seguintes programas: Manhã no Ar, Alô Cidade, Magazine, Alerta e A Crítica Notícia – principais produtos da casa.
E no dia 4/08, a apuração dos resultados.
A TV A Crítica é a maior emissora que tem cobertura nacional com sede fora do eixo Rio x São Paulo. A emissora oficial do Festival de Parintins está presente pela tv aberta em 16 estados brasileiros: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pernambuco, Piauí, Brasília, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia.
"Chegamos em Juruti para acompanhar de perto todos os detalhes da 30ª edição do Festribal!
Na telinha da A Crítica, você fica por dentro de tudo dessa grande festa!", publicou no instagram a emissora.