De acordo com o primeiro dado divulgado pelo Comando de Polícia do Interior, até a manhã desta terça-feira (30), já foram confirmadas três mortes por conta do incêndio no barco M. Monteiro, que pegou fogo na zona rural do município de Uarini (distante 570 quilômetros em linha reta) nessa segunda-feira (29). Ainda não há confirmação da identidade das vítimas.
Ainda de acordo com o levantamento, nove pessoas seguem desaparecidas e 16 hospitalizadas, sem risco de morte. Ao todo, 183 pessoas foram resgatadas.
Em nota divulgada ainda na segunda-feira pela Marinha do Brasil, a embarcação saiu de Manaus no último sábado (27) do porto privativo da capital, o Roadway. O translado entre o local do acidente até o município de Uarini dura cerca de duas horas de viagem por meio de lancha.
Esse foi o segundo incêndio com mortes em embarcações que navegavam no interior do Amazonas em três dias. No último sábado, a embarcação Comandante Souza III viajava para o município de Santa Isabel do Rio Negro (distante a 631 quilômetros de Manaus) quando aconteceu o incêndio. O fogo começou no convés superior e se alastrou rapidamente pelas bagagens dos passageiros.
Atendimento às vítimas
Por determinação do governador Wilson Lima, uma força-tarefa de órgãos do Governo do Amazonas foi montada nesta segunda-feira (29/07), para atender às vítimas de um incêndio que ocorreu em uma embarcação próximo ao município de Uarini (a 565 quilômetros de Manaus).
Embarcam para o município profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), levando medicamentos e insumos para reforçar as unidades de saúde de Tefé e Uarini; servidores da Defesa Civil e homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), entre eles mergulhadores e especialistas em atendimento pré-hospitalar, que vão auxiliar no atendimento de feridos e atuar nas buscas por desaparecidos.
UTIs áreas estão prontas para serem enviadas à localidade para trazer os pacientes que tenham condições e necessidade de transferência para Manaus, onde as unidades de saúde já estão de sobreaviso.
Agentes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do município de Tefé, com apoio da Marinha do Brasil, realizaram os primeiros atendimentos no local do acidente. Ainda não é possível informar quantas pessoas estavam a bordo da embarcação, nem o número de feridos, que foram enviados para a sede do município de Uarini.
"A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento do acidente da Embarcação de passageiros "M Monteiro", fazendo a travessia de Manaus a Tabatinga, na tarde de 29 de julho.
A Embarcação saiu de Manaus no dia 27. jul do Porto de Manaus (Rodway) e foi avistada em chamas nas proximidades da Comunidade de Porto Braga no Rio Solimões.
Há informações de diversas vítimas, incluindo vítimas fatais.
O Navio Patrulha Fluvial "Amapá", do Comando do 9 Distrito Naval e a equipe móvel da Agência da Capitania dos Portos da Marinha em Tefé foram direcionados ao local para auxiliar nas buscas e no socorro às vítimas. A Marinha empregará uma aeronave do 1o Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste para auxiliar nas buscas e no resgate de vítimas".
Sujeita a futuras atualizações.
Fonte: Portal A Crítica