O comando geral da PM exonerou do cargo de comandante da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar em Alenquer, oeste do estado, major Jair Nunes Alves por lesão corporal e ameaça contra um jovem da cidade no final de semana.
As cenas gratuitas de violência física foram filmadas pela esposa do agredido. Postado em redes sociais, o vídeo ganhou repercussão nacional.
O novo comandante da 26ª CIPM é o capitão PM Izaquel Martins Mourão, que estava lotado como subcomandante do Batalhão Especial Penitenciário em Belém. O major Alves foi transferido para Santarém, onde ficará lotado no CPR-I (Comando de Policiamento Regional).
As mudanças foram publicadas na edição desta terça-feira (23) do Boletim Geral nº 136 do Comando Geral da PM no Pará.
A repercussão nas redes sociais do caso ocorreu depois que a mulher da vítima postou vídeos do comandante da PM agredindo e torturando o seu marido. O major chegou, inclusive, a colocar uma pistola no pesçoco do jovem.
Major Alves estava sem farda e com sintonas visíveis de embriaguês, A guarnição policial presente, que estaria realizando uma ronda pela cidade, presenciou toda a agressão, mas nada fez para impedir o ocorrido.
Nas filmagens, era possível avistar de 4 a 5 policiais que acompanhavam a situação, mas que mantinham distância do major e da vítima. Um dos policiais ainda tentou se aproximar da mulher, mas ela, que carregava a sua filha pequena num dos braços, fazia ameaças de que os policiais não tomassem o seu celular.
Era visível também ver o comandante da PM debochar da mulher ao lado do agredido enquanto era filmado, dizendo que estaria "só conversando" e muitas vezes dando tapas e socos no homem, que não se defendia e que estava com um lado do rosto sangrando.
De acordo com populares, a vítima é irmão de um rapaz de teria torturado o filho do vereador Lisboa (MDB), de Alenquer.
Até na noite de domingo, o homem agredido pelo major Alves era apontado como o agressor do filho do vereador, mas na manhã de segunda-feira (22) confirmou-se que o agressor era seu irmão. No entanto, ainda não há um esclarecimento de vínculo com as agressões do comandante da PM com a agressão ao o filho do vereador.
Na manhã de segunda-feira, major Alves comunicou, através da página do repórter Kabi Martins no Facebok, que registrou Boletim de Ocorrência (B.O.) contra o rapaz por ele o ter agredido.
O caso ganhou repercusão nacional com uma matéria feita pelo jornalista Paulo Ricardo Soares, correspondente da TV A Crítica em Santarém, e levado ao ar no programa Cidade Alerta, de Sikêra Júnior.
Fonte: Portal de Notícias Jeso Carneiro