Através das rondas diárias das viaturas da 29° Companhia Independente de Polícia Militar de Óbidos, foi realizada na tarde do domingo (21) a operação denominada "PIPA". A ação teve como objetivo tirar de circulação objetos como linhas de cerol que oferecem riscos na área urbana do município localizado no oeste paraense.
As apreensões resultaram no recolhimento de mais de 50 rolos do material conhecido como "linha chilena" e outros à base de "cerol" que é uma mistura composta por vidro, bastante utilizada entre os empinadores de pipa cujo objetivo é cortar a linha do adversário, porém, essa ação já causou e continua causando danos aos pedestres, ciclistas e principalmente motoqueiros que ao ter o contato com a linha acabam sofrendo cortes pelo corpo, em alguns casos, até vítimas fatais.
Nesse mês de julho, a Polícia Militar informou que a posse, fabricação e a comercialização de linhas cortantes compostas de vidro moído conhecidas como cerol, linha chilena e similares estão entre os objetos proibidos em conformidade com a Lei Estadual N° 9.597/2022, podendo constituir crime e incidir nos artigos 129, 132, e 278 do código das contravenções penais.
O uso do cerol é crime, e a Polícia Militar disponibiliza um número pra contato para informações sobre locais onde há a exposição desses materiais ou comercialização dos mesmos, a população pode ajudar denunciando através do número funcional da PM (93) 99178-7500. A identidade dos denunciantes será mantida em total sigilo.
Texto - Marcelo Luiz/Portal Obidense
Fonte: Portal Obidense