Considerado o "melhor festival de todos", a 57ª edição do Festival de Parintins foi marcada por recordes de público, faturamento e fluxo econômico. Os visitantes totalizaram mais de 120 mil pessoas, superando os 110 mil de 2023 e os 111.498 de 2022. Empreendedores locais comemoraram faturamentos até 300% maiores do que os de 2023.
É o caso do Píer do Kuiu, restaurante na orla de Parintins. "O festival de 2024 pode entrar para a história como o maior festival de todos os tempos. Tivemos recorde de vendas, sem comparação com os outros anos. Tivemos uma margem de lucro três vezes maior que a do ano passado", afirma o dono Raimundo Tavares de Moura.
A Pousada Nina, em frente ao bumbódromo, também comemora o faturamento. A dona do empreendimento, Otília Nina Goes, relatou que a pousada teve lotação máxima no período do festival e as reservas para 2025 já estão esgotadas.
"Cada ano que passa o festival supera as nossas expectativas, mas este ano de 2024 bateu recorde. Tinha muita gente mesmo. Além das reservas deste ano, as de 2025 já esgotaram. Já alugamos todos os quartos. Estamos querendo construir mais quartos", ressalta.
A Feira de Povos Criativos teve faturamento 114% maior, arrecadando R$ 127.422 contra R$ 59.500 em 2023. Na 19ª Mostra de Artesanato e Economia, mais de 70 artesãos arrecadaram R$ 1.742.693,50, 81% a mais que os R$ 960 mil de 2023, conforme a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).
Artesã da Central de Artesanato de Parintins, Elcy Clarine conta que teve crescimento de 50% em relação ao festival passado. "Vendi muito e só não vendi mais porque não tive como produzir mais."
O fluxo de passageiros de barco aumentou 32%, com 78.431 pessoas transportadas entre 24/6 e 3/7, comparado a 59.162 em 2023, segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsepam).
Também houve aumento de operações de pousos e decolagens, sendo 971 este ano contra 800 do ano passado.
Os recordes de público no Festival de Parintins são atribuídos à visibilidade gerada pela participação da Cunhã-Poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil. Isabelle, que foi finalista do programa, promoveu amplamente o festival tanto na TV quanto para os mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais.
O interesse pelo Festival de Parintins também cresceu significativamente entre os brasileiros. Segundo a Google Brasil, houve um aumento de 140% nas pesquisas sobre o evento em comparação ao ano passado.
Para o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo, esse aumento demonstra um crescente interesse pelo festival. Ele acredita que a visibilidade proporcionada por matérias nacionais também está ajudando a posicionar o Amazonas como um destino turístico atrativo.
O Festival de Parintins de 2024 demonstrou como grandes eventos podem impulsionar a economia de uma cidade. Primeiramente, o gasto direto dos turistas – desde ingressos até hospedagem e alimentação – gera empregos temporários em setores como hotelaria, restaurantes e transporte. Além disso, os investimentos públicos em infraestrutura e serviços deixam um legado duradouro, melhorando a qualidade de vida dos moradores.
A publicidade do festival, com alcance nacional e internacional, aumenta a visibilidade da cidade e atrai novos turistas, potencializando Parintins como destino turístico o ano todo.
Esses fatores combinados mostram a importância de eventos como o Festival de Parintins para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, comemorou os recordes do festival, destacando a segurança – não foram registrados incidentes durante o festival – e a importância do evento para a economia local.
"Um taxista fatura em uma semana, o que ele fatura em outros cinco meses do ano", explica. "Para o povo parintinense, o festival é mais que uma festa grande. É a cultura, é a dignidade, é o meio de vida, é a renda e o sustento de suas famílias. A festa é muito importante, mas a renda garante a comida na mesa e uma melhor qualidade de vida para essas pessoas. O povo parintinense é um povo trabalhador que aproveita muito bem essas oportunidades econômicas que o festival proporciona."
Segundo o Portal A Crítica O 57º Festival de Parintins atraiu cerca de 120 mil turistas na ilha Tupinambarana (distante 369 quilômetros de Manaus) e injetou mais de R$ 180 milhões na economia local, de acordo com levantamento da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
O crescimento econômico impulsionado pelo festival é um novo recorde e representa um aumento de 23,24% em comparação ao ano anterior, quando foi movimentado cerca de R$ 146,7 mil com a circulação de 110 mil visitantes na cidade.
Segundo o levantamento, as principais cidades emissoras foram Manaus, Santarém e Itacoatiara. Além do Amazonas e Pará, São Paulo e Roraima também entram para a lista dos principais estados presentes nos festejos dos bumbás.
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, reforçou que os crescentes números do evento são resultados dos investimentos do Governo do Amazonas no Festival de Parintins.
A pesquisa também aponta que cerca de 96,94% possuem a intenção de retornar ao município, e 27,09% estiveram em Parintins pela primeira vez. Em 2024, o tempo médio de permanência foi de cinco a sete dias, representando um aumento em comparação a 2023, em que o tempo de permanência foi de quatro a seis dias.
Artesanato, informações turísticas e hospitalidade foram os itens mais bem avaliados e 97,76% dos turistas têm a intenção de recomendar Parintins.
O levantamento realizado pela Amazonastur, por meio do Departamento de Estatística contou com 20 profissionais em campo para aplicar duas pesquisas: a Pesquisa Socioeconômica e a Pesquisa de Avaliação.
Perfil dos turistas, características da viagem, permanência e gastos em Parintins foram abordados na pesquisa Socioeconômica, enquanto que os níveis de satisfação destes com itens da infraestrutura e serviços do município foram abordados na pesquisa de avaliação.
Fonte: Metrópoles Portal A Crítica