NOVO

Procissão da Padroeira de Parintins leva multidão às ruas em procissão

Muita devoção e gratidão levaram uma multidão às ruas de Parintins nesta terça-feira, 16 de julho, quando a cidade comemorou a padroeira, Nossa Senhora do Carmo.

Por Blog Marcos Cantuario em 17/07/2024 às 09:24:58
Festividade de Nossa Senhora do Carmo, Parintins/AM

Festividade de Nossa Senhora do Carmo, Parintins/AM

A procissão faz parte da tradição católica e foi acompanhada por milhares de fiéis. O número estimado do público pode chegar a 40 mil pessoas, de acordo com uma guarnição da Polícia Militar que fazia a segurança na área da Catedral. Por volta de 17h30, a procissão saiu da igreja recebendo as bençãos do bispo emérito Dom Giuliano Frigeni para seguir no trajeto da Avenida Amazonas, ruas Rio Branco, Benjamin da Silva e João Melo. Imagens aéreas transmitidas na live da Catedral mostravam que a multidão tomou conta de todo o percurso.

A imagem de Nossa Senhora do Carmo estava sublime no andor confeccionado pela equipe do artista Paulo Pimentel, adornado com três mil pétalas na rosa central e no terço 320 flores brancas e amarelas simbolizando um jardim cuidado pela mãe protetora. O artista também usou fitas devocionais dos últimos três anos, levadas por fiéis nas missas em gratidão às graças alcançadas.

No manto, bordado à mão, com detalhes em dourado, a delicadeza em cada peça, trabalho da equipe do artista William Muniz. "O coração está muito grato", declarou o artista.


Manifestações da população encheram os olhos de lágrimas de pessoas como a senhora Ângela Pontes que acompanhou o cortejo para agradecer a recuperação de sua mãe que está com problemas de saúde. "Só tenho que agradecer muito, a fé é tudo na nossa vida", exaltou. No dia das homenagens à Santa, a emoção tomou conta da professora Aldacy Castro, Cici, que faz aniversário nesta data. Ela também agradeceu a proteção da padroeira. "Que ela me cubra com seu manto de amor", disse.

Casas decoradas


As famílias decoraram as casas com muitas flores, faixas, velas e imagens da Santa. No Mural da Fé, a arte sacra emoldurou as paredes do Colégio Nossa Senhora do Carmo para saudar a padroeira. Junto com a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, rajadas de fogos coloriram os céus. "Nós estamos extremamente felizes em fazer essa homenagem que já dura 15 anos", lembrou o artista Glemberg Castro. No Porto, balões brancos e amarelos subiram aos céus levando mensagens de amor à Santa e os fogos se ouviram por mais de dez minutos. Na chegada à Catedral, por volta de 20h, a imagem da Virgem do Carmelo foi saudada por uma cascata de fogos na torre e um show pirotécnico. A missa solene de encerramento da festa foi presidida por Dom Joaquim Hudson, que é parintinense e bispo auxiliar de Manaus.

A programação de arraial com o tradicional bingos gigantes de motos e um carro zero quilômetro encerraram a festa considerada uma das maiores manifestações religiosas do Norte.









Fonte: Portal Marcos Santos - Parintins

Comunicar erro

Comentários

NOVO