Parintins - Alguns "Segredos do Coração" foram revelados na tarde desta quarta-feira (26), quando a diretoria e comissão de artes do Boi-Bumbá Garantido apresentaram o projeto de arena para as três noites de apresentações no Festival de Parintins 2024. Uma delas é que, como muitos já desconfiavam, Sebastião Júnior e David Assayag dividirão os microfones como levantadores de toadas do Boi da Baixa do São José nos dias 28, 29 e 30 deste mês.
Tal confirmação veio no livro do Projeto de Arena, entregue à imprensa durante a coletiva. No entanto, ainda não ficou claro a ordem de apresentações dos dois, enquanto que o presidente do Bumbá, Fred Góes, não confirma nada relacionado ao assunto.
"Esse segredo é segredo mesmo, e só vai ser relevado às 23h de sexta-feira [horário da apresentação do Garantido na primeira noite de Festival]. Nós não temos nenhum problema com eles, que sabem o que estamos fazendo e todos terão a oportunidade de saber como será essa dinâmica", disse Fred Góes.
Fred Góes, presidente do Boi Garantido, mantém segredos sobre apresentações do boi (Foto: Paulo Bindá)
Para Sebastião Júnior e David Assayag, a única dúvida que o público pode ter está em relação à dinâmica a ser apresentada na arena, sendo os dois de fato os titulares do item 2 (levantador de toadas) do Boi Garantido.
Temas das noites
Ainda durante a coletiva, a Comissão de Artes do Bumbá confirmou os três subtemas criados a partir da temática "Segredos do Coração". No dia 28, o Boi da Baixa do São José irá apresentar "A menina dos olhos do mundo", em referência ao livro do autor amazonense Thiago de Mello, buscando assim desvendar os segredos da origem do mundo.
Já no dia 29, a segunda noite, o Garantido irá apresentar "A Cidade de Lindolfo", tema de toada lançada no álbum deste ano e que tem como objetivo apresentar a "Baixa da Xanda" e os "Segredos da ancestralidade amazônica". Por fim, a terceira noite terá como tema "O Futuro é ancestral", que faz referência ao livro do escritor amazônida Ailton Krenak e buscando também mostrar os "Segredos da Transcendência'.
Para Ellen Picanço, que faz parte da comissão de artes do Boi Garantido, o tema deste ano busca mostrar a ancestralidade amazônica, ao mesmo tempo que mostra um futuro para esses povos, tudo por meio da cultura.
Ellen Pincanço, membro da comissão de artes do Boi Garantido (Foto: Paulo Bindá)
Transcendência Kanamari
Um dos pontos mais esperados dos torcedores encarnados é o ritual indígena Transcendência Kanamari, que será protagonizado por Adriano Paketá, o Pajé do Bumbá. Segundo ele, essa parte do espetáculo fará jus à espera dos espectadores.
Adriano Paketá, Pajé do Boi Garantido (Foto: Paulo Bindá)
"Ontem mesmo nós finalizamos a parte de sectum da Transcendência Kanamari. Vai ter algo bem bacana dentro do ritual, o movimento do corpo coreográfico, ele está dentro do sentido do ritual, da história que vai ser contada, com a liberdade artística de fazer com que o ritual cresça coreograficamente. Então a gente tem o cênico e também tem o coreográfico, juntos para engrandecer ainda mais essa toada que está marcando aí", disse Paketá.