NOVO

Arraiá dos Pauxis: Escolas municipais se apresentam na primeira noite e abrem evento junino em Óbidos

Ao todo, 17 danças passaram pela arena de apresentações valorizando a tradição e empolgando o público presente.

Por Blog Marcos Cantuario em 21/06/2024 às 14:50:13
Foto: Divulgação PMO

Foto: Divulgação PMO

Uma noite de celebração do folclore e da cultura popular. Assim foi a abertura do Arraiá dos Pauxis 2024, na quinta-feira, 20, na Praça da Cultura, em Óbidos, Oeste do Pará.

Realizado pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), o evento é um dos mais tradicionais na quadra junina da região, e busca a cada ano evoluir no fomento às mais diversas práticas culturais presentes na comunidade, valorizando as tradições da cultura popular.

Dança de Carimbó, uma das manifestações muito populares nos arraiás juninos.

Na primeira noite do evento, o show na arena de apresentações ficou por conta das escolas públicas, que trouxeram alunos da educação infantil ao ensino médio, e convidados, que empolgaram o público presente com danças típicas, enaltecendo elementos regionais e juninos como os ritmos do Pará, quadrilhas estilizadas, carimbó, entre outros. Uma verdadeira mostra da cultura obidense.

Abieses Matos, diretor da escola Professor Manuel Valente do Couto.

"Esse momento é muito especial, é a oportunidade de uma confraternização entre as escolas que organizaram danças especiais para esse momento e para suas quermesses. Então, nós agradecemos as famílias e a população por apoiarem e prestigiarem os trabalhos dos nossos professores e alunos", ressaltou Abieses Matos, diretor da escola Professor Manuel Valente do Couto.

Os alunos das escolas encantaram os pais e o público presente com danças criativas e coloridas. Dentre as várias apresentações, a Dança Encantos do Sairé, trouxe para a arena uma das manifestações mais antigas da cultura popular, praticado há mais de 300 anos no Distrito de Alter do Chão, município de Santarém, mas que também chegou a ser praticado em vários municípios da região, o Sairé.

Professoras Ana Caroline Ribeiro e Nazaré Siqueira, responsáveis pela Dança do Sairé.

"O nosso objetivo foi trazer para as pessoas de Óbidos, que não tem a oportunidade de estar no Sairé, um pouco dessa manifestação cultural que acontece no município vizinho de Santarém, e as nossas crianças deram um show apresentando cada item que compõe o evento do Povo Borari", explicou Ana Caroline Ribeiro, professora de educação física na escola Dom Floriano.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Carlos Gama Queiroz, enfatizou que a oportunidade de participação das escolas é essencial para a perpetuação da tradição junina.

"Na verdade, a participação das nossas escolas é uma forma de manutenção do nosso Arraiá do Pauxis, estamos pensando lá na frente, colocando os jovens, as crianças em contato com o público já com toda estrutura de iluminação e de som, para despertar neles o desejo de continuar participando deste arraiá, além de valorizar ainda mais os trabalhos das escolas. Foram apresentações espetaculares, estão todos de parabéns", enalteceu o secretário.

Programação

Nesta sexta-feira, 21, a festa continua com a realização do 2º Concurso Intermunicipal de Carimbó. A programação vai iniciar a partir das 20h, na Praça da Cultura, com a apresentação de quatro grupos folclóricos, seguindo ordem definida em sorteio:
1º – Grupo Folclórico Swing de Carimbó (Óbidos)
2º – Grupo Folclórico Carimbó Forte Pauxis (Óbidos)
3º – Grupo Folclórico Coração da Amazônia (Óbidos)
4º – Grupo Bailado de Carimbó (Santarém)

"A expectativas são as melhores possíveis. A equipe da Semcult está atuando juntamente com as demais secretarias do governo para poder promover um momento agradável e maravilhoso para o nosso povo obidense. Venha prestigiar mais esse evento conosco. É São João na Terra dos Pauxis", convidou o secretário de cultura.

Comunicar erro

Comentários

NOVO