Uma noite de celebração do folclore e da cultura popular. Assim foi a abertura do Arraiá dos Pauxis 2024, na quinta-feira, 20, na Praça da Cultura, em Óbidos, Oeste do Pará.
Realizado pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), o evento é um dos mais tradicionais na quadra junina da região, e busca a cada ano evoluir no fomento às mais diversas práticas culturais presentes na comunidade, valorizando as tradições da cultura popular.
Na primeira noite do evento, o show na arena de apresentações ficou por conta das escolas públicas, que trouxeram alunos da educação infantil ao ensino médio, e convidados, que empolgaram o público presente com danças típicas, enaltecendo elementos regionais e juninos como os ritmos do Pará, quadrilhas estilizadas, carimbó, entre outros. Uma verdadeira mostra da cultura obidense.
"Esse momento é muito especial, é a oportunidade de uma confraternização entre as escolas que organizaram danças especiais para esse momento e para suas quermesses. Então, nós agradecemos as famílias e a população por apoiarem e prestigiarem os trabalhos dos nossos professores e alunos", ressaltou Abieses Matos, diretor da escola Professor Manuel Valente do Couto.
Os alunos das escolas encantaram os pais e o público presente com danças criativas e coloridas. Dentre as várias apresentações, a Dança Encantos do Sairé, trouxe para a arena uma das manifestações mais antigas da cultura popular, praticado há mais de 300 anos no Distrito de Alter do Chão, município de Santarém, mas que também chegou a ser praticado em vários municípios da região, o Sairé.
"O nosso objetivo foi trazer para as pessoas de Óbidos, que não tem a oportunidade de estar no Sairé, um pouco dessa manifestação cultural que acontece no município vizinho de Santarém, e as nossas crianças deram um show apresentando cada item que compõe o evento do Povo Borari", explicou Ana Caroline Ribeiro, professora de educação física na escola Dom Floriano.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Carlos Gama Queiroz, enfatizou que a oportunidade de participação das escolas é essencial para a perpetuação da tradição junina.
"Na verdade, a participação das nossas escolas é uma forma de manutenção do nosso Arraiá do Pauxis, estamos pensando lá na frente, colocando os jovens, as crianças em contato com o público já com toda estrutura de iluminação e de som, para despertar neles o desejo de continuar participando deste arraiá, além de valorizar ainda mais os trabalhos das escolas. Foram apresentações espetaculares, estão todos de parabéns", enalteceu o secretário.
Programação
Nesta sexta-feira, 21, a festa continua com a realização do 2º Concurso Intermunicipal de Carimbó. A programação vai iniciar a partir das 20h, na Praça da Cultura, com a apresentação de quatro grupos folclóricos, seguindo ordem definida em sorteio:
1º – Grupo Folclórico Swing de Carimbó (Óbidos)
2º – Grupo Folclórico Carimbó Forte Pauxis (Óbidos)
3º – Grupo Folclórico Coração da Amazônia (Óbidos)
4º – Grupo Bailado de Carimbó (Santarém)
"A expectativas são as melhores possíveis. A equipe da Semcult está atuando juntamente com as demais secretarias do governo para poder promover um momento agradável e maravilhoso para o nosso povo obidense. Venha prestigiar mais esse evento conosco. É São João na Terra dos Pauxis", convidou o secretário de cultura.