Faltando pouco menos de 4 meses para as eleições municipais em todo o Brasil, eleitores tiveram que escolher um novo prefeito pra uma cidade no Pará. Esse foi um pleito adicional.
José Alfredo Silva Hage Junior, conhecido como Júnior Hage (PP), foi eleito neste domingo (09) como o novo prefeito de Monte Alegre, municÃpio na região do Baixo Amazonas. As eleições suplementares foram necessárias após a cassação dos diplomas do antigo prefeito e vice-prefeito por crime eleitoral nas eleições de 2020. O mandato de Hage será curto, com duração de seis meses, até 31 de dezembro de 2024.
Hage obteve 51,35% dos votos válidos, correspondendo a mais de 20 mil eleitores. Em segundo lugar, ficou a candidata Josefina Carmo (MDB), com 23,92% dos votos, equivalentes a 9.441 eleitores. O vice-prefeito eleito é Ernande Silva.
A vitória de Hage veio após uma reviravolta jurÃdica. Sua candidatura havia sido indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará no final de maio, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu a decisão por unanimidade na última quinta-feira (06), permitindo sua participação na disputa.
A eleição suplementar ocorreu após a decisão do TSE, em 21 de março deste ano, de cassar os diplomas de Matheus Almeida dos Santos e Leonardo Albarado Cordeiro, respectivamente prefeito e vice-prefeito, por envolvimento em crimes eleitorais durante a campanha de 2020.
Além de Hage e Carmo, participaram do pleito Anselmo Raimundo Correa Picanço (PSD) e João Tomé Filho (Avante).
A diplomação dos eleitos está marcada para o dia 12 de julho. Com o mandato terminando em dezembro, Júnior Hage terá a possibilidade de concorrer à reeleição no pleito municipal de outubro, que seguirá o calendário regular.
Fonte: DOL