Uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar apreendeu 12 tabletes de maconha, totalizando 13,311 kg. O entorpecente estava escondido dentro de um freezer transportado por um veículo abordado na noite de sexta-feira (17) nas proximidades do porto do DER, em Santarém, oeste do Pará.
De acordo com relato da PM, o eletrodoméstico, aparentemente velho e enferrujado, chegou em Santarém em uma embarcação vinda de Manaus, capital do Amazonas.
O motorista do carro, identificado como Romário Rolim dos Santos, 30 anos, colocou o freezer em um veículo de frete. A guarnição então iniciou um acompanhamento do veículo, que foi interceptado pela equipe do 35º BPM ao lado do quartel dos bombeiros, bairro Prainha.
Durante a abordagem, Romário demonstrou nervosismo e, ao ser revistado, foi encontrada uma porção de skank na carteira dele. Ele alegou que era para consumo próprio e que apenas estava transportando o freezer para entregar em um endereço no bairro Jardim Santarém. Pelo serviço ele receberia R$500,00.
Diante das suspeitas levantadas, foi solicitado apoio ao 2º Batalhão de Missões Especiais (BME), que enviou um cão farejador para verificar o conteúdo do freezer. O animal indicou a presença de substâncias ilícitas no interior do eletrodoméstico. Romário, então, admitiu saber da presença de entorpecentes no freezer, mas não sabia em qual parte estavam escondidos.
Após a verificação pelo cão farejador, foi detectada a presença do entorpecente escondido em um fundo falso do freezer. O material foi levado até a base da PRF, onde o freezer foi aberto e a e os 13,311 kg foram devidamente apreendidos.
O responsável pelo transporte do freezer foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Santarém para os procedimentos legais.
Fonte: G1 Santarém