Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), dois fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) estiveram no município de Óbidos, oeste do Pará, fazendo o reconhecimento da produção da agricultura orgânica local.
A agricultura orgânica é um tipo de prática agrícola alternativa que se concentra na oferta de produtos saudáveis, priorizando a qualidade dos alimentos. Diferente da agricultura convencional, que utiliza agrotóxicos e fertilizantes, a agricultura orgânica é realizada por meio de técnicas específicas que não envolvem o uso desses produtos químicos em todas as fases do processo.
A equipe da Semab e os fiscais da Agricultura Orgânica do MAPA, percorreram em três dias, sete comunidades e cerca de 14 famílias nas regiões de terra firme e várzea de Óbidos, fazendo o reconhecimento das unidades produtivas desses agricultores e agricultoras, com potencial para a certificação com o padrão produtivo de orgânicos.
"Esta parceria vai estimular e valorizar esse trabalho que os agricultores familiares aqui no município, tanto da várzea quanto da terra firme, já vêm desenvolvendo. Agradecemos muito essa atenção do MAPA, através dos fiscais do setor da agricultura orgânica, por terem vindo fazer esse reconhecimento dos agricultores aqui no município", ressaltou Roberto Pinedo, secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Óbidos.
O trabalho com os produtores da agricultura orgânica está sendo retomado pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Semab, haja vista que, os anos de pandemia, dificultaram o acompanhamento por parte do ente federal.
Os fiscais estiveram na comunidade de Muratubinha e conheceram o trabalho do agricultor Raimundo Ramos, que trabalha há mais de 30 anos com o cultivo orgânico na região de várzea, às margens do Rio Amazonas, um modelo de produção para o país.
"Ele vem fazendo um trabalho sério, competente, dedicado, em cima da legislação sobre a produção orgânica no município. Seu Raimundo tem sido pra nós esse exemplo de dedicação e exemplo para outros produtores. É dessa forma que nós intensificaremos nossas ações, município, estado e o governo federal, aumentando o número de produtores orgânicos para apresentar para a sociedade, principalmente, um alimento saudável e com segurança alimentar", ressaltou Klepler Braun, auditor fiscal do MAPA.
Após as visitas técnicas, a Semab vai continuar com o reconhecimento e identificação de outros novos agricultores com potencial para o cadastro e certificação, no padrão produtivo de orgânicos no município.
"É importante reconhecer esse trabalho desses agricultores que não utilizam agroquímicos, certificando-os com a produção orgânica que vai agregar ainda mais valor a esse trabalho", lembrou Roberto Pinedo.
Para que possam comercializar seus produtos como "Orgânicos", os produtores devem se regularizar de uma das formas a seguir:
Obter certificação por um Organismo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA; ou
Organizar-se em grupo e cadastrar-se junto ao MAPA para realizar a venda direta sem certificação.
Mais informações podem ser adquiridas na sede da Semab, localizada na Rua Almirante Barroso, s/n, Centro. De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.