Com o objetivo de estimular o desenvolvimento integral de crianças desde a gestação até os seis anos de idade, a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), vem realizando o atendimento de 150 mães e grĂĄvidas através do Programa Criança Feliz.
Nesta segunda-feira, 30, a Semdes realizou a entrega de kits enxoval para 15 mulheres assistidas pelo programa.
O evento foi realizado no Centro de ReferĂȘncia da AssistĂȘncia Social - CRAS I, no bairro de Santa Terezinha, e contou também com palestras sobre a importância da amamentação exclusiva com leite materno até os seis meses; e o fortalecimento de vínculos entre a mãe, filho e a família enquanto rede de apoio.
Cada kit contém: banheira, toalha de banho, 1 saída maternidade (manta, macacão, touca), cueiro, fraldas de tecido, kit mijão (calça e camiseta) e par de meia.
"Nesse programa existe uma equipe supervisora com cinco visitadores. Atualmente, estamos com 150 famílias acompanhadas pelo Criança Feliz. Essa iniciativa vem trabalhar essa fase tão importante do ser humano, que é a infância", ressaltou Aldanete Farias, secretĂĄria da Semdes.
Laiene Baima Maciel, assistida pelo programa, enfatizou a importância do trabalho realizado com as famílias.
"Esse programa é uma rede de apoio muito importante para nós, mães, e para nossos filhos. Eu acho maravilhoso participar com minha família", disse.
"A equipe do Cras, por meio das visitadoras, psicólogas, rodas de conversa, foi a minha rede de apoio nesse momento sensível para mim. Esse programa é muito importante para nós, muito mesmo", afirmou Karolaine Pereira Amaral, participante do programa Criança Feliz.
O Programa Criança Feliz gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social possui o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na 1ÂȘ infância, além de facilitar o acesso das gestantes, crianças e de suas famílias às políticas de serviços públicos.
Por meio de visitas semanais nas residĂȘncias, as equipes orientam e dão suporte, acompanhando a situação que a criança estĂĄ vivendo, possíveis dificuldades e o que pode ser feito para melhorar a vida da família.