NOVO

Hospital Regional de Santarém promove campanha para reforçar segurança do paciente

Durante três dias, os pacientes e acompanhantes participam de palestras interativas, onde são abordados temas como comunicação efetiva e alerta sobre a identificação correta do usuário.

Por Blog Marcos Cantuario em 25/04/2024 às 14:24:20
Divulgação Agência Pará

Divulgação Agência Pará

Com o tema "Abril pela Segurança do Paciente", o Hospital Regional do Baixo Amazonas lançou hoje (24) uma campanha voltada para reforçar os cuidados essenciais durante o atendimento hospitalar. Unindo colaboradores e usuĂĄrios, a iniciativa destaca as seis metas de segurança do paciente, oferecendo uma programação abrangente que inclui palestras interativas, atividades lúdicas, PodCast na rĂĄdio da unidade e perguntas na dinâmica do BigFone.

"A segurança do paciente é uma preocupação constante em nossa instituição. O objetivo é eliminar ou reduzir a exposição dos pacientes a riscos e não conformidades que podem ser evitados", afirma o diretor-geral do hospital, Matheus Coutinho. Ele ressalta que a campanha busca envolver não apenas os profissionais de saúde, mas também os pacientes e seus acompanhantes.

Foto: Divulgação

As seis metas de segurança do paciente foram adotadas no Brasil em 1Âș de abril de 2013, por meio da Portaria 529, que criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e transformou o mĂȘs de abril em uma data de conscientização. Este ano, o tema nacional é "Comunicação e Trabalho em Equipe".

Programação diversa

Durante trĂȘs dias, os pacientes e acompanhantes participam de palestras interativas, onde são abordados temas como comunicação efetiva e alerta sobre a identificação correta do usuĂĄrio. Terezinha Costa, acompanhante e moradora do município de Jacareacanga, destacou a importância da ação para esclarecer dúvidas sobre receitas médicas e procedimentos.

"Ela informaram sobre um assunto que eu queria saber que foi quanto às receitas médicas, exames corretos e ainda como podemos abordar os profissionais em caso de divergĂȘncia de informações", disse.

Deusilene Pontes, Gerente de Qualidade, enfatizou que é essencial que os pacientes entendam o papel deles na garantia da própria segurança.

"Queremos capacitĂĄ-los para que se tornem parceiros ativos no processo de cuidado", afirmou.

Para os colaboradores, estão previstas dinâmicas lúdicas que visam reforçar os conceitos de segurança do paciente de forma criativa e envolvente. Além disso, uma iniciativa criativa esta sendo realizada por meio de um PodCast transmitido pela rĂĄdio da unidade, onde a equipe da qualidade irĂĄ discutir as diretrizes das metas de segurança do paciente e oferecer insights valiosos sobre o tema.

Foto: Divulgação

TerĂĄ ainda a dinâmica do BigFone, que desafia os setores do hospital com perguntas relacionadas a campanha. Marcel Silva, técnico de enfermagem, comenta que é uma maneira divertida de reforçar o que aplicam no dia-a-dia do trabalho.

"Nossa equipe estava empolgada com a possibilidade receber a ligação, foi uma atividade diferente. Estão de parabéns", concluiu.

Meta da comunicação

A comunicação é fundamental para a prestação de cuidados seguros ao paciente. Dentre as estratégias utilizadas nestes projetos, destacam-se aquelas voltadas à comunicação e que contemplam a escuta dos pacientes e de profissionais que prestam assistĂȘncia direta.

"A comunicação é o elo essencial para estabelecer vínculo com as pessoas e, na saúde, a comunicação permeia todos os nossos processos de trabalho", disse Deusilene. Ela ressaltou que todas as metas são rigorosamente aplicadas na rotina assistencial, o que contribuiu para a manutenção do Hospital Regional do Baixo Amazonas no nível 3 da Certificação de ExcelĂȘncia.

O resultado foi divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro para ExcelĂȘncia em Saúde (IBES), credenciado à Organização Nacional de Acreditação (ONA). "Mais uma vez nos posicionamos como uma das melhores unidades de saúde pública do país", finalizou Deusilene.

Serviço: A unidade é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).


Fonte: AgĂȘncia ParĂĄ

Comunicar erro

ComentĂĄrios

NOVO