O municĂpio de Óbidos conta agora com a Secretaria Municipal da Mulher (SEMM), o avanço significativo na execução de polĂticas pĂșblicas voltadas para a garantia e defesa dos direitos das mulheres obidenses, foi celebrado com a presença de centenas delas no evento solene realizado na noite de quinta-feira (28), que marcou o inĂcio das atividades do novo órgão municipal.
Na oportunidade, o prefeito Jaime Silva empossou a primeira secretĂĄria da SEMM, Cristiane Silva de Souza, advogada e ex-presidente da Câmara de Vereadores, com larga experiĂȘncia em assessoria jurĂdica em órgãos pĂșblicos, e que serĂĄ responsĂĄvel pela condução da pasta.
"É desafiador ter que assumir uma secretaria pioneira, seremos exemplo para uma região inteira. Então é firme o desafio, mas é certo que estaremos aqui para que a mulher obidense se sinta acolhida, e saiba que ela pode ser mĂșltipla e diversa, que ela vai ter um espaço na cidade de Óbidos pra desenvolver todo o seu potencial e ser acolhida, nas vezes em que for necessĂĄrio ser acolhida aqui na nossa secretaria da mulher", disse Cristiane.
Criada por meio da Lei Municipal NÂș 5.919 de 10 de abril de 2023, a Secretaria Municipal da Mulher, tem por objetivo atuar na formação da consciĂȘncia feminina dos seus direitos e deveres, geração de renda e enfrentamento da violĂȘncia contra a mulher, propondo e executando medidas e atividades que visem a garantia dos direitos das mulheres.
A SEMM serĂĄ a responsĂĄvel pela articulação com os demais órgãos municipais, estaduais e da União, para promover geração de emprego e renda para as mulheres, por meio de projetos, programas sociais e de outras iniciativas que mobilizem o setor privado.
"Nós acreditamos muito que esse lugar vai ser um lugar de transformação, um lugar de resgate, de paz onde as pessoas vão encontrar o que precisam. Sabemos que teremos um trabalho ĂĄrduo pela frente. Temos muitas mulheres adoecidas, carentes que precisam de ajuda e nós vamos auxiliar. Vamos também incentivar a geração de renda, vamos intensificar os cursos de capacitação, porque essa secretaria veio para impactar essa cidade", ressaltou a primeira-dama, Alice Silva, que foi uma das incentivadoras da criação do órgão.
Serão ofertados atendimentos especializados por meio de profissionais do serviço social, psicólogos e assessoria jurĂdica, além de promover cursos para geração de emprego e renda.
A SEMM vai realizar encaminhamentos para o acesso aos serviços da saĂșde especĂficos para as mulheres, e o levantamento de dados estatĂsticos sobre o nĂșmero de partos registrados nos hospitais locais, registro de agressões e outros crimes contra o pĂșblico feminino.
Ainda nesse âmbito, por meio de uma equipe multiprofissional, a secretaria vai fazer o acompanhamento para o enfrentamento das situações de violĂȘncia e de medidas protetivas determinadas pela Justiça.
O órgão municipal também vai fazer o levantamento da ocupação por mulheres no mercado de trabalho local e da média salarial das mulheres obidenses.
O prefeito de Óbidos, Jaime Silva, celebrou o inĂcio dos trabalhos da Secretaria da Mulher e definiu o momento como histórico para Óbidos.
"Eu estou muito feliz hoje, até porque é um ambiente de felicidade pela presença maior das nossas mulheres. Essa secretaria representa tudo aquilo que a mulher queria. Um espaço que ela pudesse conversar, que ela pudesse dialogar, falar das suas dores, dos seus problemas. Eu acho que jĂĄ era tempo de nós termos esse olhar voltado pra mulher que sempre foi oprimida, que sempre foi violentada e eu acho que nós devemos isso às mulheres. Nosso governo estĂĄ comprometido em aperfeiçoar todos os projetos desse órgão e expandi-lo para todo o nosso municĂpio", garantiu o prefeito obidense.
A sede da Secretaria Municipal da Mulher estĂĄ localizada na Avenida Prefeito Nelson Sousa, sem nĂșmero, bairro Cidade Nova.
Os atendimentos ao pĂșblico serão realizados de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.
Texto - Érique FigueirĂȘdo/ ASCOM-PMO
Fotos - Cleidison Ramos/ ASCOM-PMO