A fascinante história de Óbidos, município localizado no Baixo Amazonas, aliás, um dos municípios mais antigos dessa região amazônica, relembra nesta segunda-feira, 25, um de seus momentos mais marcantes desde quando os colonizadores europeus chegaram à parte mais estreita e profunda do Rio Amazonas, onde estratégicamante construíram uma fortaleza em 1697.
A data não é muito popular entre os obidenses do século XXI, mas para os habitantes nativos e colonizadores, aquele 25 de março de 1758, na segunda metade do século XVIII, em pleno Brasil Colonial (1700 a 1807), representou um avanço. Evento esse, que marcaria até os dias atuais, a forma como os habitantes da nova vila seriam, gentilicamente, denominados.
Sob a égide da Coroa Portuguesa, a Aldeia dos Pauxis (nome dado historicamente aos habitantes reunidos naquela área territorial) passaria a denominar-se: Vila de Óbidos (nome de uma vila medieval portuguesa).
Com a criação da Vila de Óbidos, outro acontecimento histórico também foi viveciado na margem esquerda do grande rio, naquele emblemático 25 de março de 1758. Trata-se da criação da Paróquia de Óbidos.
Sobre esse episódio histórico, o conemporâneo professor e historiador obidense Carlos Vieira, disse ao Blog do Marcos: "[Na época] o Bispo do Pará era Dom Francisco do Rêgo Maia, possivelmente deve ter sido ele o criador da Paróquia de Óbidos, no ano de 1758. Pois ele também criou a paróquia de Santarém".
De acordo com fontes do Museu Integrado de Óbidos (MIOB), "Em 1758, quando Óbidos foi elevada a categoria de Vila, conforme o costume da época, Mendonça Furtado, mandou rasgar uma praça, provavelmente a Praça de Sant"Ana, depois chamada "Largo da Cadeia", e hoje Praça Barão do Rio Branco, única existente até a construção da Capela do Bom Jesus, em 1855. Também, mandou levantar um pelourinho, lugar publico, onde se castigava os índios e pretos escravos, quando cometiam algum "delito". Não sabemos quando esse pelourinho foi retirado dessa praça, mas provavelmente, após a Abolição da Escravatura, em 1888.
Vinte e quatro anos após a visita de Frei São Jose, em 1786, o General Martinho de Souza e Albuquerque, visitando a Vila de Óbidos e achando a Igreja Matriz de Sant"Ana arruinada, ordenou que, ao mesmo tempo em que se fizesse reparos na antiga igreja, se desse inicio a construção de uma nova, para que o engenheiro que o acompanhava, João Brown, escolheu o sitio apropriado e desenhou a planta do templo. Não se sabe porem, se os executores das obras, seguiram a planta desenhada por Brown".
Nesta data, em 2024 comemora-se os 266 anos da Criação da Vila de Óbidos e da Paróquia de Óbidos (Paróquia de Sant'Ana).
Nas redes sociais, a data foi relembrada pela Igreja Católica, por meio da Diocese de Óbidos, e pela Prefeitura de Óbidos. Confira: