A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Óbidos, oeste do Pará, realizou nesta quarta-feira (20), no auditório da Escola Estadual São José, no bairro de Santa Terezinha, uma capacitação com a presença de representantes de órgãos e instituições do município responsáveis pela promoção, defesa e controle da efetivação dos direitos da infância e da adolescência, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A secretária de Desenvolvimento Social do município, Aldanete Farias, destacou a relevância da formação para melhorar a qualidade do atendimento da rede de proteção em Óbidos.
"Toda essa rede de proteção que atende criança e adolescente em situação de risco pessoal e social, seja da área da educação, saúde, assistência social e conselho tutelar, está aqui hoje para receber informações quanto às legislações, quanto ao fluxograma de atendimento, e outras questões que são de suma importância para que esse público tenha um atendimento que deve ser de qualidade. Então essa formação é de extrema relevância para a capacitação da nossa equipe", ressaltou Aldanete.
Para a conselheira tutelar Ana Silva, o evento está gerando grande expectativa e vai agregar conhecimentos e experiências para o desempenho de sua função na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município.
Secretária Aldanete Farias destacou a importância da capacitação — Foto: Ascom PMO / Divulgação
A promotora de Justiça Lilian Regina Braga, foi a palestrante do evento e iniciou sua fala abordando a temática sobre o "exercício da cidadania", enfatizando a importância do papel dos membros da rede de proteção como agentes de transformação social.
Policiais militares de Óbidos também participaram da capacitação — Foto: Ascom PMO / Divulgação