Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Belém

Império Pedreirense e Bole-Bole são campeãs do Carnaval 2024 do grupo especial de Belém

Até o penúltimo quesito a agremiação do Guamá seguia na frente, mas, acabou alcançada pela Embaixada de Samba do bairro da Pedreira


Império Pedreirense e Bole-Bole dividem troféu de Campeã do Carnaval 2024 de Belém. (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

A Embaixada de Samba do Império Pedreirense e a Associação Carnavalesca Bole-Bole são as campeãs do grupo especial do Carnaval de Belém de 2024. Ao final da apuração, realizada no auditório da Aldeia Cabana David Miguel, na Pedreira, as duas escolas terminaram empatadas com 199,8 pontos. Coube aos jurados avaliar dez quesitos.

A Embaixada de Samba do Império Pedreirense alcançou no penúltimo quesito a Associação Carnavalesca Bole-Bole, do Guamá, que seguiu na frente durante boa parte da apuração. A Acadêmicos da Pedreira ficou em segundo lugar e, em terceiro, o Império de Samba Quem São Eles. As escolas rebaixadas este ano foram Xodó da Nega, Escola de Samba da Matinha e Os Colibris.

"A gente não tem nem palavras, foi um trabalho árduo e difícil. Você sabe que fazer Carnaval é muito difícil. Foram seis noites dormindo no barracão para construir minhas alegorias e Deus foi justo comigo. A gente deixa família de lado, deixa os filhos para construir o Carnaval e hoje a gente fala para pessoal do barracão esse título é para vocês", disse o presidente da Embaixada de Samba Império Pedreirense, Paulo Roberto Pinto, o "Chico".

Os dirigentes da Associação Carnavalesca Bole-Bole, do Guamá, também comemoraram o resultado. "O júri é tão diferente, é tão único. O título veio no empate. Nós sabemos que se não tivesse chovido seríamos campeões sozinhos, mas, a chuva veio abençoar também. Todo respeito à grande Embaixada, que também lutou e mereceu. Pedreirinha do Guamá, vamos comemorar esse título", declarou Danilo Silva.

Integrantes de escolas de samba tomam avenida Pedro Miranda para acompanhar apuração do Carnaval 2024. (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

Sambas-enredo

A Embaixada de Samba do Império Pedreirense foi a última a desfilar no dia 1º de março. Com o resultado alcançado nesta tarde, a escola conseguiu o sétimo título do Carnaval de Belém. A tradicional agremiação de samba da Pedreira homenageou todas as crenças e o respeito à fé de cada povo com o tema "Em Belém de Nazaré tem Reza, Batuque e Samba no Pé".

A Escola de Samba Bole-Bole venceu com o enredo "Juriê - A Fantástica Energia da Amazônia Paraoara", que fala sobre o município de Moju, no Pará, de uma forma mística e fantasiosa envolvendo o rio que dá nome à cidade. O título veio em um momento especial da agremiação, que celebra 40 anos de fundação e levou à Aldeia Cabana 1.200 brincantes divididos em sete alas.

O presidente da ESA, Fernando Gomes, o Guga, comentou o resultado. "Empatou em tudo, inclusive em critério de desempate. É a consagração do Carnaval. Eu achei muito bom", declarou.

Os dirigentes das Escolas de Samba Associadas (ESA) e das agremiações carnavalescas acompanharam a divulgação das notas. Centenas de pessoas ainda ocupam a Aldeia Cabana e arredores, na avenida Pedro Miranda.

Os quesitos sorteados para serem divulgados por ordem foram: bateria, enredo, samba-enredo, alegoria, fantasia, evolução, harmonia, comissão de frente, mestre sala e porta-bandeira e, por último, porta-estandarte. O primeiro quesito de desempate foi comissão de frente e o segundo, bateria.

O LIberal.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!