Foram confirmados 2 casos de dengue no bairro de Santa Terezinha, por meio de testes rápidos. As pacientes são mulheres de 25 e 54 anos. Outras doenças que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti tiveram casos confirmados no município; 1 caso de zica vírus, no bairro da Cidade Nova, trata-se de um homem de 31 anos; e uma paciente vinda de Manaus teve o quadro de saúde confirmado para chikungunya, o caso foi importado da capital do Amazonas.
A Secretaria Municipal de Saúde pede o apoio da população para ajudar a combater a proliferação do mosquito transmissor das doenças, evitando assim maiores transtornos.
"Pedimos que a população continue limpando seu quintal, evitando a proliferação do mosquito, que é dessa forma que iremos conseguir evitar novos casos. Temos confirmados dois casos de dengue, 1 de chikungunya e 1 de zica, então, a gente tem que permanecer em alerta por que a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti. E para não ter casos é preciso que a gente não deixe o vetor nascer", alertou Isabela Taketomi, diretora executiva do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
O mutirão de limpeza iniciou na última segunda-feira, 04, pelo bairro São Francisco. Os moradores são orientados para que façam a limpeza de seus quintais e coloquem os materiais a serem recolhidos pelas equipes na frente de suas casas.
"Essa é uma ação muito importante, onde a população também contribui na limpeza de seus quintais e as equipes recolhem esse material. É um trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti em nosso município onde infelizmente temos encontrado muitos focos desse vetor. Esse período de chuva é uma época muito propícia para o mosquito se proliferar e o mutirão de limpeza contribui de forma eficaz no enfrentamento a esse momento endêmico que estamos passando", disse Ledimar Silva, Agente de Endemias.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Seurbi) o mutirão vai percorrer outras áreas da cidade, incluindo o bairro Perpétuo Socorro e área do São José Operário. Na ação não estão sendo recolhidos galhos de árvores e restos de materiais de construção, a prioridade é eliminar recipientes que possam acumular água.
Texto - Marcos Cantuário – ASCOM/PMO
Fotos - Odirley Santos – ASCOM/PMO