Óbidos, oeste do Pará, é considerada a cidade mais europeia do Baixo Amazonas. Possui um rico patrimônio histórico representado por belos casarios; cultural, com ressonância nacional e internacional no campo das Letras e Artes e; manifestações de cultura imaterial, como por exemplo o Carnapauxis (carnaval de rua) e as folias de santo; natural, uma vez que é banhada pelo rio Amazonas, protegida por uma montanha verde denominada de Serra da Escama, possui impressionantes igarapés de água fria e cristalina, além de vários lagos de paisagem singular.
De todas as riquezas culturais existentes no contexto histórico de Óbidos, destacamos aqui a cultura imaterial do Carnapauxis ou Festa do Mascarado Fobo, patrimônio cultural e artístico do Pará, reconhecido pela Lei Nº 7.225, de 24 de novembro de 2008. É necessário que nós, enquanto obidenses, estejamos inteirados do amplo campo de ressonâncias que esta manifestação representa para o povo pauxiara, tais como: histórica, cultural, econômica, social e educacional.
Por isso, sensibilizar, socializar saberes e educar para a cidadania do carnaval é condição imprescindível para ajudar a (re)construir posturas e comportamento individuais e coletivos para fazer do Carnaval do Mascarado Fobo uma identidade social positiva para vida de Óbidos. Subir e descer as ladeiras das ruas de Óbidos nos dias de carnaval deve ser um ato não só de descontração e brincadeiras, deve, sobretudo, ser um ato de celebração de uma convivência coletiva saudável, onde todas as pessoas sejam respeitadas e com liberdade de se divertirem de forma consciente e segura.
Pelo exposto, a Universidade Federal do Oeste do Pará- Campus Regional Óbidos, em consonância com a identidade institucional de ser referência na formação interdisciplinar para interagir sociedade, natureza e desenvolvimento, vem por meio deste projeto de extensão Universidade Federal do Oeste do Pará Campus Regional Óbidos apresentar propostas de ação a serem desenvolvidas acerca da grandeza e importância do Carnapauxis enquanto identidade cultural imaterial do município de Óbidos, fazendo conexão com os blocos oficiais da Festa do Mascarado Fobo, destacando esta cultura a partir de uma visão cultural, socioantropológico e educativo.
É importante fazermos uma explicação sobre a dinâmica da conexão com os blocos do Carnapauxis. Desde o momento em que o projeto foi pensado (2018), inicialmente fizemos uma densa pesquisa sobre a história do Carnaval no município de Óbidos (PA), momento em que envolvemos todos os acadêmicos do Curso de Pedagogia da Ufopa – Campus Óbidos. No ano seguinte, realizamos nossa primeira ação fazendo conexão com o Bloco Mirim Unidos do Umarizal, onde na oportunidade trabalhamos a temática acerca da sensibilização da comunidade Obidense sobre o enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
No ano de 2023, realizamos a conexão com o Bloco Serra da Escama, a partir da temática: Serra da escama: encanto de riqueza sem igual, chamando atenção para a sustentabilidade e meio ambiente. E assim, ano a ano, as conexões com os blocos abordarão uma determinada problemática de acordo com o contexto social, ambiental, cultural e histórico dos bairros oriundo dos blocos.
E, neste ano de 2024, a III Conexão da Ufopa Campus Óbidos com o CarnaPauxis será com o Bloco Vai ou Raxa. Para este contexto, trazemos como tema: "Cachaça não é água", que tem por objetivo, sensibilizar a comunidade brincante sobre as consequências negativas do uso excessivo do álcool para o bem-estar individual e coletivo.
Texto - Ufopa.