O projeto Experiências do Brasil Original, resultante da parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Ministério do Turismo, é uma ação de política pública que dedicou um catálogo ao destino turístico mais famoso do oeste do Pará: a vila balneária de Alter do Chão, distante aproximadamente 37km da zona urbana de Santarém, no oeste do Pará. A produção é rica em informações e imagens deslumbrantes.
Denominado "Experiências Turísticas da Comunidade Indígena Borari Alter do Chão", o catálogo conta com 43 páginas com capítulos sobre: Comunidade Indígena Borari de Alter do Chão, Mergulho Ancestral com as Suraras do Tapajós, Passeio Cabôco, Dormida na Floresta, Pirarimbó, Grafismo Indígena na Escola Borari, Saúde da Terra - Katumawa Iwí, Caminho em Terras Borari - uma jornada pelos sentidos, Remando na história de Alter de Chão, Piracema Tribal e Trilha na Reserva Botânica Kuxiimawara Rêdá.
Segundo os idealizadores, o principal objetivo do projeto é impulsionar o turismo de base comunitária em comunidades indígenas e quilombolas para o desenvolvimento de experiências turísticas memoráveis e transformativas. É uma forma de valorizar as diferentes culturas, gerar fontes alternativas de trabalho e renda e contribuir para a conservação da sociobiodiversidade das comunidades beneficiadas pelo projeto.
Para entrevistar pessoas, capturar imagens de tirar o fôlego e mostrar com riqueza de detalhes os atrativos e o que ele oferece, a equipe responsável esteve em Alter do Chão no ano de 2023. A proposta é que a partir do contato com o catálogo Experiências do Brasil Original, as pessoas descubram um país que vai além dos destinos convencionais.
O catálogo destaca que apesar de urbana, a vila de Alter do Chão mantém seus ensinamentos ancestrais, e essa experiência pode ser vivida pelos visitantes durante a visita a um viveiro de ervas medicinais e durante uma caminhada em uma trilha que conta as histórias dos antigos.
Ressalta ainda, que em Alter do Chão, o visitante poderá aprender mais sobre a luta Borari de resgate e permanência de sua cultura em uma escola indígena. E que se encantará com a possibilidade de desfrutar do ambiente natural (e até dormir na floresta) deixando o mínimo impacto e aprendendo com eles sobre a delicada e equilibrada relação entre humanos e natureza, e desejando ardentemente que outras gerações também possam conhecer tanta beleza.
Também mostra como é a legítima piracema, o passeio no Lago Verde na companhia dos catraieiros, que têm no rio seu caminho diário e no lago a fonte das mais variadas histórias, que eles fazem questão de compartilhar com os visitantes.
Catálogo destaca o carimbó como parte da cultura viva de Alter do Chão — Foto: Reprodução / Experiências do Brasil Original
Um dos destaques do catálogo é Hermes Caldeira Rego, mestre de Carimbó, compositor e artesão nascido e criado na Vila de Alter do Chão, que tem como referência o grande Mestre Chico Malta, uma figura conhecida na manutenção e resistência da cultura popular. Para além da cultura, Hermes é condutor de ecoturismo e turismo de aventura, com mais de 15 anos de atuação na área.
Parimbó mistura a tradição da piracaia com o bailado de carimbó — Foto: Experiências do Brasil Original
Na companhia de Hermes, a equipe do projeto dormiu na floresta. A noite foi embalada pelos sons e pelo ar fresco da noite amazônica. No passeio "Dormida na Floresta" conduzido pelo Hermes, os turistas são premiados com banho noturno em igarapé e aprendem sobre a montagem das redes, arte do mato, preparo da comida, contação de histórias.
Outra experiência mostrada no catálogo é o Pirarimbó, que mistura a tradição da piracaia (peixe assado na praia) com o ritmo contagiante do carimbó. Nessa experiência, que acontece na praia, o mestre de carimbó Hermes Caldeira brinda os turistas com muita música, proporcionando uma vivência única e inesquecível a quem participa da festa.
Hermes Caldeira, mestre de carimbó e condutor de ecoturismo em Alter do Chão — Foto: Experiências do Brasil Original
Outra figura presente no catálogo é Luiz Alves de Jesus, o "Luizinho", também nascido e criado na vila de Alter do Chão, assim como seus pais e avós. É formado em gestão ambiental e trabalha com atividades relacionadas ao turismo na vila, seja em atendimento, vendas ou na condução de grupos, que é o que mais gosta de fazer na área. Com ele, a equipe embarcou em uma jornada que iniciou pelo lago verde, onde a riqueza da cultura local se entrelaça com a exuberância do rio e da floresta encantada.
G1 Santarém e região.